As eleições para a renovação de mandatos dos órgãos sociais da Federação Angolana de Xadrez (FAX) estão marcadas para o dia 28 de Novembro do corrente ano, de acordo com a deliberação saída da Assembleia Geral Ordinária realizada no último sábado, 24.
A informação foi avançada a este jornal, nesta terça-feira, pelo secretário-geral da entidade reitora da modalidade no país, Carlos Frades. O dirigente fez questão de assinalar que o evento, que teve lugar nas instalações da federação, no bairro Maculusso, na capital do país, contou com a participação de doze associações provinciais, designadamente Lunda-Sul, Benguela, Zaire, Moxico, Cunene (vídeoconferência), Huíla, Luanda, Namibe, Malanje, Uíge, Huambo e Cuanza-Sul.
Relativamente à massa votante, Carlos Frades sublinhou que «apenas os associados estão habilitados a exercer o direito de eleger os novos corpos sociais do órgão-reitor deste desporto em solo nacional». O dirigente referiu que os associados foram unânimes ao proceder à aprovação do relatório de actividades e contas do exercício do ano passado.
Além disso, a família do «desporto ciência» no país considerou positivo o balanço das principais actividades realizadas durante o ciclo olímpico 2023-2024. Carlos Frades destacou também que os associados deliberaram a criação da Comissão Eleitoral que vai ser presidida por João Francisco.
Por seu lado, António Fernandes assume o cargo de escrutinador, ao passo que António Gumbe foi indicado para a função de secretário, e Lucrécia Piedade será suplente. De realçar que a federação, sob a liderança de Tito Martins, foi fundada a 10 de Junho de 1979.
Por: Kiameso Pedro