O Clube Desportivo Ngueto Maka, da província do Uíge, sagrou-se sábado, em Luanda, campeão nacional sénior masculino de basquetebol em cadeira de rodas, ao vencer o Obra Social da Maxinde (Malanje), por 40-29, em jogo decorrido no pavilhão da Cidadela.
Com este triunfo, o Ngueto Maka conquistou o quarto título. Nos três primeiros, o conjunto denominava-se Misto do Uíge, que foi tricampeão (2021, 2022 e 2023).
Para chegar à final, o Clube Desportivo Ngueto Maka ficou invicto nas três primeiras jornadas do grupo A. Derrotou o CRP de Viana (55-25), o Misto do Cuanza Sul (44-19) e os Escorpiões de Viana (43-31).
A formação do Mártires do Cuito obteve a 3.ª posição, ao vencer os Escorpiões de Viana, da província de Luanda, por 50-43.
O basquetebolista do Ngueto Maka, Ntanda Afonso, foi eleito o jogador mais valioso (MVP) e, também, o melhor cestinha, com 105 pontos.
A distinção de melhor treinador coube a Júlio Mendes, do Ngueto Maka, enquanto o Obra Social da Maxinde (Malanje) a formação “fair-play”.
O Misto de Cabinda é a equipa mais titulada da competição, com seis troféus, seguido do Misto do Uíge, com quatro (um como Ngueto Maka), o mesmo número que tem os Escorpiões de Viana.