As formações do Clube de Amigos de Benguela e do Desportivo Nelcat contam esta época desportiva, pela primeira vez, com equipas de basquetebol em sénior feminino.
Na presente temporada desportiva, o Clube de Amigos de Benguela vai disputar o provincial e o nacional da modalidade, enquanto que o Desportivo Nelcat vai estar engajado apenas no campeonato local.
O líder do Clube de Amigos de Benguela, Hélder Pinto Leite, disse que, em função da extinção do núcleo do Interclube de Angola em Benguela e da grande dificuldade de empregos, se decidiu criar este projecto de basquetebol feminino.
Referiu que pessoas singulares e a direcção do CAB reuniram no sentido de dar a estas atletas uma oportunidade de continuarem a competir, uma vez que são jovens e têm talento.
Explicou que o projecto já arrancou, mas estão ainda com dificuldades de campos de treinos, embora já tenham solicitado algumas instituições para se ultrapassar a situação.
Disse que a direcção do clube conta com o apoio do empresário Bento Kangamba, que ofereceu alguns valores.
Nesta altura, disse, o que se pretende é ter um CAB que represente a realidade de Benguela e com atletas de Benguela.
De acordo com o dirigente, a modalidade tende a desaparecer, ano após anos na província, mas o CAB e outras forças vivas de Benguela tudo fazem para mudar o quadro.
Apelou aos empresários e não só a abraçarem este projecto, uma vez que está-se perante jovens raparigas com sonhos, ambições e que carecem de ajuda para viverem com dignidade.
Quanto ao Nelcat, já actua a nível de campeonatos provinciais nos escalões de formação.