Desportivo da Lunda-Sul consolidou a liderança do Campeonato Nacional de futebol da I divisão (Girabola2023/24), após vencer hoje (domingo), em Saurimo, o Wiliete de Benguela, por 1-0, em jogo referente à 15ª jornada.
O golo solitário da partida, disputada no Estádio Municipal das Mangueiras, na cidade de Saurimo, província da Lunda-Sul, foi marcado por Cuxixima, aos seis minutos.
Tudo resultou de uma jogada de belo efeito na ala direita, em que René cruzou para boa finalização de Cuxixima.
Dois minutos depois, Betinho rematou forte, mas a bola embateu no poste esquerdo, impedindo que os donos da casa ampliassem o resultado.
Em resposta, aos 11 minutos de jogo, os “forasteiros”, por intermédio de Adó Pená, responderam com um grande cabeceamento, mas a bola foi ao travessão.
Com maior posse de bola, a formação do Desportivo da Lunda-Sul atacou mais a baliza por Cuxixima. Aos 24 minutos, Cuca, médio ofensivo dos “Lundas”, viu o seu golo anulado, por fora de jogo.
Sete minutos depois, Isaac voltou a visar a baliza adversária, num ressalto de bola na área de penalidade, mas atirou fora da baliza.
No minuto 40, Cuxixima, ameaçou a equipa oponente, fazendo um cabeceamento, mas a bola foi para fora.
O conjunto orientado por Maurílio Silva chegava com frequência ao último terço da equipa adversária, com jogadas canalizadas pelos corredores laterais e central, até o intervalo..
No reatamento, nada satisfeito com o desempenho dos jogadores, o técnico do Wiliete de Benguela, orientou a equipa a subir, visando quebrar o poder ofensivo do adversário.
À entrada da área, aos 50 minutos, Naigel, desferiu um remate forte, em que o guarda-redes “Lunda” teve de se esforçar para evitar o golo.
Mesmo com as constantes movimentações dos dois bancos, o jogo terminou com a vitória dos “Lundas”, por margem mínima (1-0), sob olhar dos muitos espectadores que se fizeram ao estádio.