À saída da sétima jornada do Campeonato Nacional de futebol, o Desportivo da LundaSul lidera, de forma inédita, com 16 pontos.
De acordo com a estatística, o embaixador da cidade de Saurimo superou o arranque da temporada passada, onde a esta altura do Girabola ocupava a sexta posição, com oito pontos.
No seu ano de estreia, isto é, na época 2021/2022, a formação da província da Lunda-Sul, da região Leste, onde a dança típica é a Tchianda, na sétima ronda da prova mais importante do calendário da Federação Angolana de Futebol (FAF) somava nove pontos na nona posição.
Fundado no dia 24 de Novembro de 2020, o emblema, que tem o patrocínio da empresa CATOCA, tem como objectivo garantir a manutenção no Campeonato Nacional de futebol.
Para concretizar esta pretensão, o Desportivo da Lunda-Sul é obrigado a vencer os próximos cinco desafios, de modo a conseguir mais quinze pontos.
Aliás, a equipa da Tchianda com 31 pontos terá praticamente a permanência assegurada. Como sonhar não é proibido, a formação treinada pelo brasileiro Maurílio Silva, de 53 anos, pelo futebol alegre que está apresentar poderá continuar a surpreender os seus adversários e, quiçá, lutar pelo título.
Para tal, a equipa técnica e os jogadores terão de ter os pés bem assentes no chão, porque têm apenas mais dois pontos do segundo colocado o Kabuscorp do Palanca, com seis jogos, e mais quatro que o Petro de Luanda (terceiro classificado com quatro jogos realizados).