O Clube Desportivo da Huíla (CDH) conta, desde sábado, com o seu primeiro centro de treinos, construído na Base Aérea do Lubango, ao qual foi atribuído o nome do presidente fundador da agremiação, o general Francisco Pereira Furtado.
O espaço foi inaugurado pelo governador da Huíla, Nuno Mahapi, contempla uma quadra com relva natural de dimensões internacionais e balneários, cujas padrões obedecem.
O governador Nuno Mahapi, disse que o campo de treinos vai permitir dar maior visibilidade ao único representante huilano nas provas nacionais, conferindo-lhe melhor preparação física e psicológica.
O governante reconheceu a homenagem ao general e mentor do projecto, Francisco Furtado, por se destacar ao longo do seu percurso, desde a fundação do clube a 07 de Março de 1998, até ao patamar que ocupa no panorama desportivo angolano.
Por sua vez, o homenageado que também é o presidente honorário do clube, Francisco Furtado, manifestou-se satisfeito com a concretização desse objectivo.
“Quando idealizamos este projecto, em 1998, não tínhamos a noção do impacto que teria, por termos passado por muitas dificuldades de vária ordem, mas conseguimos alcançar o nosso objectivo até aqui”, disse.
Francisco Furtado considerou que, com a nova infra-estrutura, a visão do futuro e o reforço das parcerias levam o CDH a consolidar-se como um dos pilares do futebol nacional, fortalecendo a sua base e contribuindo para o desenvolvimento desportivo angolano.
O CDH nasce dos resultados alcançados pelas equipas da Região Militar Sul (RMS) nas modalidades de futebol, atletismo, andebol, triatlo militar, tiro desportivo, xadrez, marcha forçada, entre várias disciplinas desportivas.