Depois de ter chegado atrasado para o jogo frente ao Sporting de Benguela, no dia 22 de Dezembro, o Cuando Cubango FC nega re- marcar o desafio para o próximo Domingo e custear as despesas, porque defende que a FAF está a proteger a turma benguelense. Caso o jogo não seja re- alizado, a FAF vai atri- buir derrota por falta comparência ao Cuando Cubango FC
O Cuando Cubango FC pode ser punido pelo Conselho de Disciplina da Federação Angolana de Futebol caso não se desloque à cidade das Acácias Rubras para defrontar, no Domingo, o Sporting de Benguela, no Estádio Municipal São Filipe, em jogo de acerto de calendário da 14ª jornada do Girabola 2022/2023, às 15:30, segundo uma fonte.
A mesma fonte acrescenta que o desafio não se realizou no dia 22 de Dezembro por ausência da equipa visitante, mas os anfitriões garantem que criaram condições de hospedagem para os árbitros, alimentação, bem como a venda de bilhetes para a realização do embate.
A fonte assegura, por esse motivo, que o representante da cidade de Menongue deverá custear as despesas que o adversário gastou inicialmente para a disputa do desafio.
Em declarações à Rádio Cinco, o presidente de direcção do Cuando Cubango FC, Carlos Samanhonga, disse que não vai remarcar o jogo, nem custear as despesas para o duelo, porque argumenta que a equipa esteve presente no local.
Carlos Samanhonga revelou que faltou boa-fé por parte do Conselho de Disciplina da FAF, porque o mesmo defende que o regulamento é para ser cumprido. “As equipas de Benguela são protegidas. A decisão certa era atribuir três pontos ao Cuando Cubango FC, porque tivemos no dia seguinte em Benguela.
A equipa da casa não aceitou jogar dentro de 72 horas, período que é permitido por lei jogar”, defendeu. Na tabela classificativa, o embaixador das terras do Bago Vermelho ocupa a décima posição com 17 pontos.
Por sua vez, o Sporting de Benguela está no décimo quarto lugar com 12 pontos, mais oito que o “lanterna vermelha”, no caso o último colocado ASK Dragão do Uíge.
O Petro de Luanda lidera a prova com 37 pontos, ao passo que o Wiliete de Benguela ocupa o segundo posto com 31.
O avançado brasileiro que está ao serviço da turma tricolor, Thiago Azulão, lidera a lista dos melhores marcadores com 13 golos.