No ano em que ter- minou a sua carreira, António Fernando decidiu transformar sua paixão pelo desporto-rei numa causa social ao fundar a escola de futebol denominada “Caremua FC”. Depois de passagens pelas formações do Progresso do Sambizanga, Norberto de Castro, Inter do Lucapa, Santos FC e Domap FC da Lunda-Norte, António Fernando encontrou na formação de jovens talentos uma oportunidade para mudar vidas.
Com o apoio do pai, iniciou um projecto voltado para as crianças e jovens do bairro da Estalagem, no município de Viana, em Luanda, com intuito de os retirar do mundo da criminalidade, além de os ajudar a se tornarem jogadores profissionais. Conforme apurou este jornal, a escola começou o seu percurso participando em provas como o Girabairro, Campeonato Municipal de Viana, além do Provincial de Luanda.
E rapidamente, despertou o interesse de amantes da modalidade naquela zona, inclusive de clubes com tradição no futebol nacional, com realce para o 1º de Agosto. No entanto, o futuro da escola de futebol Caremua notou-se ar- riscado quando o mentor do projecto perdeu seu pai em 2013 por problemas de saúde.
Abalado pela perda do seu progenitor, fez questão de paralisar os trabalhos, o que resultou na dispersão dos jovens atletas. Volvidos alguns meses, o dirigente decidiu reerguer o projecto sem ajuda de terceiros, no campo Bolto Muenho, espaço onde os atletas têm alimentado o sonho de um dia pisarem grandes palcos do futebol nacional e mundial.
Sozinho, o mentor teve demasiadas dificuldades para dar seguimento ao projecto por falta de condições financeiras. Chegou uma altura em que pensou desistir novamente, mas mostrou-se optimista em dias melhores.
Pouco depois, surgiu uma luz verde no fundo do túnel quando estabeleceu uma parceria com o 1º de Agosto liderado na altura por Carlos Hendrick. No âmbito da parceria, a escola fornecia jogadores ao clube central das Forças Armadas Angolanas dos 12 e 15 anos.
E em troca recebia material desportivo, além de subsídios de alimentação e transporte para para manter firme o projecto e o futuro dos atletas.
POR:Kiameso Pedro