O dirigente referiu que as modalidades em destaque são o voleibol sentado, o futebol de cinco e sete para deficientes visuais, além do goal ball. António da Luz fez questão de sublinhar que o seu grupo de trabalho vai iniciar o processo nas comunidades e nas escolas, visando alcançar crianças e jovens.
“Vamos começar com um festival desportivo para crianças chamado Projecto Criança”, começou por dizer. Disse que este festival vai servir como plataforma de lançamento para as novas modalidades e busca incentivar a participação das crianças.
O dirigente enfatizou que a inclusão dessas modalidades não será um processo imediato, afirmando que, antes de tudo, é necessário realizar um estudo aprofundado e um trabalho de sensibilização junto aos atletas. Sinalizou que muitos atletas actualmente estão mais inclinados para modalidades populares como futebol, basquetebol e atletismo, o que pode dificultar a aceitação das novas práticas.
António da Luz explicou que a primeira etapa do projecto vai envolver a formação de técnicos especializados. Considerou fundamental o acto formativo para garantir que os futuros atletas recebam o treinamento adequado e possam desenvolver suas habilidades nas novas modalidades.
No entanto, o dirigente mencionou que há problemas de infra- estrutura que podem dificultar a implementação dessas modalidades. Apesar disso, António da Luz reafirmou o compromisso do seu elenco em fazer o melhor possível para ampliar o leque de modalidades disponíveis este ano. “É verdade que temos problemas com infraestruturas, mas estamos confiantes de que vamos concretizar os nossos objetivos”, finalizou.
POR:Kiameso Pedro