A Embaixada de Angola em França organizou uma cerimónia especial em homenagem à comitiva angolana que participou nos Jogos Olímpicos.
Segundo uma nota de imprensa a que OPAIS teve acesso, o evento teve lugar nas instalações da embaixada e contou com a presença de atletas, dirigentes desportivos, diplomatas e convidados.
A nota refere que a cerimónia iniciou com a entoação do Hino Nacional de Angola, seguindo-se do discurso da embaixadora de Angola em França, Guilhermina Prata.
Na sua alocução, prossegue o documento, a embaixadora sublinhou a importância do espírito olímpico que todos os atletas encarnaram ao longo da competição.
“Apesar de não termos conquistado medalhas nesta edição dos Jogos Olímpicos, os nossos atletas demonstraram uma dedicação, persistência e superação extraordinárias, respondendo com profunda entrega ao desafio lançado pelo Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, aquando da sua despedida em Luanda”, destacou a embaixadora.
Por seu lado, em representação da delegação angolana, Pedro Godinho, chefe da missão olímpica, tomou a palavra e agradeceu o empenho de todos os membros da comitiva, com especial reconhecimento pelo apoio contínuo da missão diplomática angolana em França.
Num gesto de agradecimento, a atleta Nair Almeida, capitã da selecção de andebol Natália Bernardo e a Lia Lima da natação, fizeram a entrega de flores às embaixadoras Guilhermina Prata e Ana Maria de Oliveira, bem como à cônsul geral de Angola em França, Olga da Paixão Franco.
Após a cerimónia, foi servido um almoço onde a delegação teve a oportunidade de degustar o melhor da variada e rica culinária angolana, proporcionando um momento de confraternização e de matar saudades dos sabores da terra natal, após mais de um mês fora de Angola.
O evento destacou o espírito de união e camaradagem que caracterizou a participação angolana nos Jogos Olímpicos, reforçando os laços entre a comunidade desportiva e a missão diplomática em França.