O Conselho de Disciplina da Federação Angolana de Futebol (FAF) deliberou a suspensão por período de duas épocas desportivas sem competir na Taça de Angola aos 10 clubes que anunciaram a desistência da prova, na presente temporada de 2023/2024.
Segundo o comunicado da FAF, trata-se do Guicosse FC, Ferrovia do Huambo, Santa Rita do Uíge, Sporting do Bié, Recreativo do Libolo, União de Malanje, Sporting de Cabinda, Cacuso FC, Luanda City e Atlético Sport Kalonji FC.
A nota refere que, face à desistência, as equipas averbaram derrota nos seus respectivos encontros, além de serem punidas com multa que vai fixada em dobro no valor de 24.000 UCF, equivalente a 2.112.000 (Dois milhões e cento e doze mil kwanzas).
O órgão reitor do futebol Angola no acrescenta que o pagamento deve ser efectuado na sua tesouraria, no prazo de 20 dias, a contar da sua notificação, sob pena dos clubes verem agravada o valor da multa em 50 por cento.
Por outro lado, o Conselho de Disciplina da FAF decidiu abrir um processo disciplinar contra o director do Desportivo da Lunda-Sul, Roberto Cambundo “Bebeto”, por ofensas corporais.