Oitenta e duas atletas de oito províncias do país participarão na primeira edição do campeonato nacional de lutas em feminino, a decorrer de 10 a 12 deste mês, em Mbanza Kongo (Zaire).
Trata-se de lutadoras dos escalões de cadetes e juniores das províncias de Luanda, Benguela, Huambo, Cuando Cubango, Namibe, Cabinda e Zaire.
O presidente da Federação Angolana de Lutas, Mvemba André Mambuanzi, garantiu, à imprensa, que as condições logísticas e de alojamento já estão criadas.
Segundo o dirigente, a competição vai decorrer no pátio do complexo escolar número 1, localizado no bairro 11 de Novembro na capital provincial.
Entretanto, o responsável federativo destacou o segundo posto obtido por atletas do Zaire no último campeonato de lutas, em ambos os sexos, realizado em 2022, em Luanda, como sendo o motivo para albergar esta prova.
Mvemba André acrescentou que o evento conta com o apoio do governo da província anfitriã e dos Ministérios da Juventude e Desportos e da Acção Social, Família e Igualdade de Género está enquadrado, igualmente, no âmbito da jornada “Março Mulher”.
A província do Zaire será representada por 10 atletas.