As chuvas que caem na cidade do Lubango, nos últimos dias, estão a atrasar a conclusão de algumas obras de melhoria do Estádio Tundavala, recomendadas pela Confederação Africana de Futebol (CAF), em Fevereiro último.
Há avanços, mas a regularidade das chuvas impendem, sobretudo, a conclusão dos trabalhos de preparação do piso que vai receber a pista de tartan, para que o estádio inaugurado em Dezembro de 2009 possa voltar a receber jogos internacionais.
De entre as recomendações deixadas, que são determinantes receber a autorização da CAF, consta a colocação da pista de tartan, o tratamento da relva, substituição de alguns canos nas casas de banho, a troca das mesas na bancada de imprensa de móveis para fixas.
Em declarações ontem, Quarta-feira, à imprensa, o director do gabinete provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos da Huíla, Osvaldo Lunda, afirmou estarem concluídas a maior parte das recomendações de cumprimento obrigatório.
Detalhou que continuam a trabalhar no tratamento da relva para que esteja totalmente operacional, como foi orientado pela CAF, através de procedimentos de rega e adubagem.
Referiu que foi feita a colocação de material antiderrapante na área de acesso dos atletas aos balneários, como orientado e neste momento a equipa está a trabalhar na colocação da relva sintética na antecâmara da zona de jogo.
“Até ao momento, por conta das chuvas, a última camada na zona onde ficará a pista de Tartan ainda não foi colocada, porque é possível fazê-lo com o solo húmido.
É necessário que nós tenhamos pelo menos cinco dias ou mais sem chuvas para que se coloque a tela asfáltica para ser a última camada de preparação para receber o tartan”, frisou.