O seleccionador nacional de futebol, Pedro Gonçalves, disse ontem, ser positivo o início (dois dias) de estágio da equipa na região do Algarve (Portugal), onde efectuará alguns jogos de controlo visando o CHAN2023.
A formação angolana encontrase em Portugal desde Domingo, tendo em conta a participação no CHAN2023 da Argélia, que se disputa de 13 do corrente a 4 de Fevereiro.
O grupo conta já com a integração do avançado Gilberto (Petro de Luanda), na sessão de treinos, realizado na tarde de ontem, em terras lusas.
Na quarta-feira, às 11h00, acontece o primeiro amistoso diante do Olhanense de Portugal, e quintafeira, às 15h00, testa com o Benfica B do mesmo país europeu.
Tem ainda agendado encontros com a selecção da Letónia, dia 10, e da equipa do Servete da Suíça, a 11 deste mês. Para efeito, o técnico é de opinião que em dois jogos diferentes, dará tempo de jogo a todos jogadores, no sentido de ter um grupo com capacidade de resposta imediata já na competição.
Na prova africana, reservada a jogadores que actuam nas competições internas, Angola está no grupo D, com as selecções do Mali, com quem joga no dia 16, e Mauritânia, dia 20. Esta é terceira participação da Selecção Nacional no CHAN, depois do Sudão, em 2011, onde ficou na segunda posição, ao perder na final, por 3-0, diante da Tunísia. Em 2018, no Marrocos, os Palancas Negras foram eliminados nos quartos de final, pela Nigéria, por 2-1.
Foram convocados os jogadores Neblu, Hugo Marques, Langanga (guarda- redes), Tó Carneiro, Danilson, Razão, Eddie Afonso, Kinito, Kibeixa, Paizo (Defesas), Além, Higino, Keliano, Herenilson, Megue, Vitoriano (médios), Bito, Gilberto, Caneta, Jaredi, Julinho, Depú e Lepua (avançados).
O treinador Pedro Gonçalves anunciou, igualmente, sete jogadores que serão registados como reservas, nomeadamente Migue (guarda-redes), Hossi, Lulas, Pedro Fr ancisco (defesas), Benvindo Afonso (médio), Jeffer e Jó Paciência (avançados).