O candidato da lista A à presidência da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Moniz Silva, prometeu, no último sábado, reabilitar as infra-estruturas desportivas na província de Benguela, para um melhor desempenho da modalidade.
Segundo o candidato, que falava com representantes de clubes e membros da Associação Provincial de Basquetebol de Benguela, trata-se dos campos do Estrela 1.º de Maio, Sporting de Benguela e do Lobito, e a construção de um campo para o Clube de Amigos de Benguela (CAB).
Referiu que, sem a reabilitação dessas infra-estruturas, não haverá o crescimento da modalidade localmente. O presidente cessante prometeu ainda ajudar a associação local com recursos para suportar os custos com a arbitragem, formar árbitros, monitores e treinadores.
Para Moniz Silva, o objectivo é fazer crescer o número de praticantes e tornar o provincial de Benguela mais interessante e atractivo.“Não podemos continuar a ter campeonatos nacionais de oito a dez dias, sem que haja meritocracia.
Tem de haver competição provincial e as equipas apuradas disputam as competições nacionais”, defendeu. Na ocasião, deu a conhecer que no próximo mandato os campeonatos de formação vão contar com um patrocínio do Banco Keve, que vai desembolsar USD 400 mil dólares durante quatro anos, ou seja, 100 mil dólares por ano.
Considerou o encontro bastante positivo, pois houve muitas intervenções e foram levantadas questões pontuais para o desenvolvimento do basquetebol. No final, o actual presidente da FAB disse que vai visitar as infra-estruturas desportivas para depois avançar com propostas concretas.