A Confederação Africana de Futebol (CAF) pretende trazer para Angola os seus grandes eventos, com vista a projectar-se para acolher, também, os da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA).
A afirmação foi feita pelo responsável para o futebol profissional da CAF, Muhammad Feizal Sidat, na abertura do workshop internacional sobre a plataforma online de licenciamento de clubes, que reúne 14 países, de 29 de Maio a 2 de Junho.
Para o oficial da CAF, “Angola não pode estar atrás, tem de organizar mais eventos da orgnização e da FIFA, daí que se trouxe este, 13 anos depois do seu primeiro em solo angolano, o CAN2010, uma formação que serve de abertura de uma fase para se fazer presente nos grandes eventos da FIFA”.
“O último grande evento que a CAF organizou em Angola foi o CAN’2010, por isso trouxemos essa formação. É um compromisso que eu tenho como um cidadão lusófono, porque eu cheguei à CAF com o apoio do presidente Artur Almeida e Silva”, frisou.
Disse tratar-se do 4º workshop regional, um processo que foi feito já na Tunísia, Benin e Tanzânia, pelo que está agora a terminar com Angola.
A plataforma, segundo o moçambicano, vem para ser implementada de imediato, sendo obrigatório para clubes que querem participar nas competições africanas.
No caso de Angola, disse o oficial da CAF, haverá sanções em caso de incumprimento, pelo que é um momento grande para Angola, porque juntam-se as federações dos países e na sexta um especifico para os clubes de Angola.
“Angola vai ser o 4º país em África a ter uma sessão directa com os seus clubes.
É um benefício grande e os clubes vão estar mais preparados para utilizar esta nova plataforma online de licenciamento de clubes da CAF”, ressaltou.