Dirigentes desportivos angolanos e estrangeiros, durante cinco dias, vão absorver conhecimentos sobre técnicas electrónicas de inscrição de atletas e como colocar conteúdos na plataforma da Confederação Africana de Futebol (CAF) no que concerne à inspecção dos estádios e outros serviços
A confederação africana de futebol (CAF), em parceria com o seu filiado angolano, realizam de 29 de Maio a 02 de Junho próximos, na cidade do Lubango, província da Huíla, um seminário sobre licenciamento de clubes.
O encontro, que conta com o prelector da Confederação Africana de Futebol (CAF), Faisal Chibsah, visa dotar os dirigentes desportivos nacionais e estrangeiros de ferramentas electrónicas para gerenciar “online” a inscrição de atletas, assim como a inspecção nos estádios.
Com esta formação, segundo o director do gabinete que rege esta plataforma, os responsáveis de clubes vão encurtar distâncias e custos financeiros no que concerne a deslocações.
“A CAF está a dar esta formação para permitir que os dirigentes e os clubes tenham domínio sobre as ferramentas electrónicas, uma vez que vai reduzir deslocações”, disse o responsável.
Aliás, Faisal Chibsah afirma que sempre que uma equipa angolana ou outra do continente se apura para as Afrotaças, uma delegação desloca-se à sede da CAF no Cairo, no Egipto, para proceder à devida inscrição.
Por isso, nos próximos tempos, o gabinete técnico só realizará inspecções “in situ”, quando houver alguma dúvida em relação a um ou outro dado nos estádios de futebol.
Deste modo, os gabinetes de comunicação e imagem dos clubes terão a responsabilidade de produzir conteúdos televisivos e fotográficos e depois enviarem à CAF.
A Federação Angolana de Futebol (FAF) adianta que a formação chega em tempo oportuno, uma vez que os clubes aproveitam o defeso para administrativamente verem o que correu mal e o que correu bem.
Por conta disto, os dirigentes angolanos terão um dia para obter conhecimentos sobre como funciona o processo de licenciamento à luz dos interesses demonstrados pelos dirigentes desportivos.
Nos últimos tempos, quanto ao sorteio das competições, o órgão que rege a modalidade no continente africano tem reduzido custos aos dirigentes, porque a sua plataforma “online” emite em directo as actividades a partir da cidade do Cairo.