A Confederação Africana de Futebol (CAF) adiou ontem o CHAN 2025, prova destinada a atletas que actuam no continente, para o mês de Agosto próximo, em razão do atraso que ainda se observa nas obras que decorrem no Quénia, Uganda e Tanzânia, países organizadores.
De acordo com o comunicado da CAF, a construção e reconstrução de alguns estádios, campos de treino, hotéis, hospitais e outras infraestruturas de apoio carecem de mais atenção. Por isso, o órgão que rege a modalidade no continente africano, mediante os seus inspectores, decidiu alargar o prazo Agosto e não mais de 1 a 28 de Fevereiro próximo como estava previsto.
No entanto, isto vai garantir que as condições estejam criadas e que nada estará em falta no caderno de encargos imposto pela CAF aos países organizadores. Nesta ordem de ideia, o presidente do órgão sediado na cidade do Cairo, Egipto, Patrice Motsepe, agradeceu o esforço que o governo dos países organizadores está a fazer.
O responsável da CAF adiantou que está impressionado com o trabalho que está a ser feito, porém lamenta que os amantes da modalidade não contarão com os artistas da bola no tempo que se programou. “Agradeço profundamente o empenho do Presidente William Ruto do Quénia, Samia Suluhu Hassam da Tanzânia e Yoweri Museveni do Uganda”, reconheceu Patrice Motsepe.
Entre outros pontos do comunicado, ficou patente que a data oficial do arranque do certa- me será brevemente anunciada pelo órgão que rege a modalidade em África. Na edição passada, organizada na Argélia, o título de campeão coube ao Senegal, o qual bateu a equipa anfitriã, na lotaria das grandes penalidades por 5-4, depois do nulo no tempo regulamentar.
POR:Sebastião Félix e Kiameso Pedro