A província do Bengo integra a selecção da zona B, composta pela Huíla, Benguela, Cuanza-Sul, Zaire e Luanda, no quadro da 3.ª edição da Volta a Angola em bicicletas em estrada “Pepino’2024”.
A prova começa no dia 24, na província do Namibe, e passará pela Huíla, Benguela, CuanzaSul, Zaire, Bengo e Luanda. Em declarações à imprensa, o presidente da Associação Provincial de Ciclismo do Bengo, Jorge Capita, disse que a província vai participar na prova com os atletas Francisco Alberto, Domingos Sebastião e Garcia Manuel, todos na categoria sub-23.
Jorge Capita explicou que os atletas das províncias do Uíge, Lunda-Norte, Malanje, Cuanza-Sul e Cabinda estiveram em estágio no Bengo durante 20 dias. “A expectativa é grande. Os atletas estão entusiasmados e esperamos que possamos cumprir todas as etapas e almejamos uma boa participação”, referiu.
O dirigente desportivo explicou não ter recebido nada a nível provincial do Gabinete Provincial da Juventude e Desportos e que os atletas em estágio no Bengo estão por conta da federação. Doze equipas nacionais estão inscritas para a prova e contará com 140 ciclistas nacionais e estrangeiros.
Na edição passada, em 2023, a prova passou pelas províncias do Huambo, Benguela, Cuanza-Sul, Zaire, Bengo e Luanda, com participação de cinco países, além de Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Zimbabwe e República Democrática do Congo, que disputaram oito etapas, que foi conquistada por Dário António.