Depois de três anos, o defesa central do Botafogo do Brasil foi convocado para o jogo com o Ghana no dia 05 de Setembro próximo, em partida referente à primeira jornada do grupo F de acesso ao CAN 2025, em Marrocos
O defesa central angolano, Bastos Quissanga, que actua no Botafogo do Brasil, “atendeu” à chamada do técnico Pedro Gonçalves para o jogo com o Ghana no dia 05 de Setembro próximo, partida referente à primeira jornada do grupo F do CAN 2025, no Reino de Marrocos.
Pelo que tem feito no campeonato das terras do samba, o imbróglio entre o internacional angolano e a equipa técnica da Selecção Nacional foi diluído na presente convocatória divulgada ontem na sede de FAF, no Nova Vida, em Luanda.
Três anos depois, Bastos Quissanga regressa para, quiçá, fazer parelha com Kialonda Gaspar do Lecce de Itália, também chamado para o embate com os jogadores da então Costa do Ouro.
O defesa central angolano, com passagem pelo Rostov da Rússia e a Lazio de Itália, tem agora motivos para provar o que tem feito no Brasileirão, um campeonato competitivo da primeira à última jornada.
Nos últimos jogos, com a camisola do Botafogo, o internacional angolano fez mais de dois golos e em jogos decisivos, visto que mantém a titularidade e vai espalhando o nome de Angola dentro das quatro linhas.
Em declarações à imprensa, antes de ser convocado para o embate de Setembro próximo em Kumasi, no Ghana, Bastos Quissanga sempre evitou falar do assunto, aliás, sabia que um dia tudo seria resolvido.
Com a camisola da Selecção Nacional, entre outras internacionalizações, o jogador angolano participou no CAN 2013 que a pátria de Nelson Mandela, África do Sul, organizou.
Bastos Quissanga passou pelo ASA, Petro de Luanda, Rostov da Rússia, Arábia Saudita e actualmente veste a camisola do Botafogo do Brasil, um clube com história e tradição naquele país.
Apenas dois girabolistas
A convocatória do técnico Pedro Gonçalves conta apenas com dois atletas que militam no Girabola, Campeonato Nacional de futebol, cuja primeira edição se deu em 1979.
O guarda-redes Neblu, do 1.º de Agosto, e o lateral do Petro de Luanda, Pedro Bondo, são os únicos que farão parte dos trabalhos rumo à cidade de Kumasi, no Ghana, para o jogo do dia 05 de Setembro próximo referente à primeira jornada do grupo F de acesso ao CAN 2025, em Marrocos.
O internacional angolano do Orlando Pirates, Gilberto ‘Gibelé’, é um dos nomes ausentes na convocatória de Pedro Gonçalves para o arranque de Angola na corrida ao CAN do reino de Marrocos.
Eis a lista completa: Neblu, Dominique, Ricardo Baptista, Bastos Quissanga, Jonathan Buatu, Clinton Mata, David Carmo, Jordi Gaspar, Kialonda Gaspar, Nurio Fortuna, Pedro Bondo, Sandro Cruz, Fredy, Maestro, Show, Keliano, Randy Nteka, Estrela, Zine Salvador, Mabululu, Milson, Gelson Dala, Depú, Manuel Benson e Zito Luvumbo.