O antigo treinador da extinta equipa sénior masculina de basquetebol do Grupo Desportivo da TAAG, Baptista Moscavide, enalteceu a este jornal a prestação do combinado nacional no duelo com a Espanha devido ao facto de ter perdido por oito pontos de diferença, ou seja, 89- 81, na fase de apuramento aos Jogos Olímpicos de Paris.
Baptista Moscavide considerou que a Selecção Nacional falhou o apuramento ao evento mundial devido à falta de condição física.
Disse que após o encontro com a selecção espanhola, os hendecacampeões africanos, às ordens de Pep Clarós, não descansaram o suficiente. Baptista Moscavide sublinhou que tal situação fez com que o combinado nacional se apresentasse abaixo das expectativas no duelo com o Líbano, resultando numa derrota por 70- 74.
Questionado sobre os principais problemas do cinco nacional, o analista referiu que Pep Clarós precisa de atletas com capacidade de organização, especialmente nos lançamentos da linha dos dois e três pontos. “Não conseguimos a qualificação porque falhámos no último desafio contra o Líbano. Não fomos melhores. Penso que a condição física foi um obstáculo.
Realizamos um grande jogo contra a Espanha e não descansamos o suficiente. Precisamos de melhorar as posições um, dois e três. Mas isso é um processo.
É importante investir nos escalões de base”, começou por dizer. Apesar da não qualificação para as olimpíadas, Baptista Moscavide não tem dúvidas de que o combinado nacional reúne condições para conquistar o Afrobasket que terá lugar na capital do país no próximo ano.
“Claro que temos condições para vencer o Afrobasket. O trabalho de renovação está ser bem feito e estou esperançado de que vamos conquistar a competição”, revelou.