Os atletas Avelino Sanganhale e Ernestina Paulino conquistaram ontem, em Caxito, na província do Bengo, 11ª edição da meia-maratona “Fuga Para Resistência
Avelino Sanganhale, do clube Cufucula, província do Huambo, percorreu os 21 quilómetros em 1h 07min 56 segundos, enquanto Ernestina Paulino, do Interclube, fez o tempo de 1h 54 min 36 seg.
Nos 10 quilómetros (não federados), Bernardo Sumbula conquistou o primeiro lugar, enquanto Francisco Sampaio e Pascoal Januário posicionaram em segundo e terceiro lugares.
Na classe feminina (10 quilómetros) foi vencedora Zazioza Paulo (Pango Aluquém), seguida de Arménia Araujo e Eva José (Dande).
Nos paralímpicos, a prova dos 21 quilómetros (T55) foi ganha por Alcides Mateus (masculino) e Melodia Canda em (feminino).
Na categoria de T46 foi vencedora Salomé Augusto, enquanto na T11 Amadeu dos Santos foi o vencedor.
Na prova de três quilómetros (infantil), os três primeiros lugares em masculinos foram ocupados por Domingos Francisco Manuel, Martins Diogo e Arlindo Sebastião.
Em feminino as vencedoras foram Laurinda Gaspar, Morena José e Maravilha Matondo.
Premiação
Na categoria de 21 quilómetros federados (masculino e feminino), do primeiro ao décimo lugar foram contemplados com valores monetários entre 140 e 10 mil Kwanzas, enquanto os amadores (21 km) receberam valores entre 120 e 10 mil Kwanzas.
Na categoria de 10 km (feminino e masculino), os primeiros cinco classificados foram agraciados com valores entre 80 e 15 mil Kwanzas, enquanto a classe infantil (3 km) recebeu mochilas com material escolar.
Os vencedores foram também agraciados com troféus, medalhas e certificados de participação.
A prova contou com a presença de mais de mil atletas das províncias do Bengo, Cuanza Norte, Huambo, Luanda, Huíla, Uíge, Malange e Benguela.
A competição é realizada anualmente em 4 de Fevereiro, em homenagem aos antigos combatentes e veteranos da pátria.