A partida entre ASK Dragão do Uíge e Académica disputa-se apenas hoje, às 8:00, no Estádio 4 de Janeiro, a contar para a antecipação da 21ª jornada do Girabola 2022/2023, em virtude de o clube uigense ter feito o pagamento aos “homens do apito” de forma tardia, segundo apurou este jornal
O desafio entre as formações do ASK Dragão da província do Uíge e Académica do Lobito, que estava marcado para ontem, no Estádio 4 de Janeiro, referente à vigésima primeira jornada da 45.ª edição do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão, “Girabola 2022/2023”, foi remarcado para esta Quinta-feira, 23, a partir das 8:00.
Conforme apurou este jornal, o desafio não se disputou porque a direcção do ASK Dragão fez o pagamento à equipa de arbitragem de forma tardia. Na tabela classificativa, recorde- se, a Académica do Lobito figura na oitava posição com 24 pontos. Por seu lado, a formação da região do “bago vermelho” ocupa o décimo quinto lugar com apenas cinco pontos.
De realçar que o Petro lidera a prova rainha do futebol angola- no com 38 pontos, seguido pelo 1º de Agosto, de Filipe Nzanza, com 36 pontos. Em declarações à imprensa, o treinador da Académica do Lobito, Agostinho Tramagal, apelou à direcção do ASK Dragão do Uíge a organizar-se a todos os níveis, para que situações do género não se repetam nos próximos desafios. Adicionalmente, o técnico de 57 anos disse que o adiamento do encontro não irá afectar o baneário.
“Temos de ser muito sérios. Quem pretende competir no Gi- rabola deve reunir condições. Os clubes angolanos precisam de se organizar a todos os níveis”, revelou o timoneiro da formação da província das Acácias Rubras. Por sua vez, o chefe de departamento do ASK Dragão, Geraldo José, disse que o clube não teve culpa no adiamento do desafio, tendo explicado que terá havido demora na transação dos valores.