O chefe de departamento de atletismo do Petro de Luanda, José Aleixo, fez saber, em conferência de imprensa, ontem, que a terceira edição da corrida de pedestre André Quitongo será realizada neste domingo, às 8:00, na capital angolana.
A corrida, enquadrada no 45.º aniversário do Petro Atlético, visa homenagear o professor André Quitongo, treinador de atletismo dos tricolores falecido a 22 de Fevereiro de 2021, cujo tiro de largada acontece no Largo do Atlético.
José Aleixo disse que a organização pretende atingir 800 atletas inscritos, tendo acrescentado que não terá corredores internacionais, apenas nacionais federados, não federados, paralímpicos, trabalhadores e sócios do clube.
Quanto à premiação da prova de 10 quilómetros, o responsável garantiu que os vencedores terão prémios monetários para os federados e diferentes troféus para várias categorias que vão animar a corrida.
“Estamos a trabalhar com um grupo de polícias e um grupo de seguranças privadas notificados para assegurarem o evento”, frisou. José Aleixo sublinhou que todos os clubes do país e núcleos estão inscritos para a terceira edição da corrida pedestre André Quitongo.
Por sua vez, o presidente da Associação Provincial de Atletismo de Luanda, Pascoal Chitumba, garantiu que está salvaguardado a autorização institucional do Governo de Luanda para que a corrida possa decorrer sem sobressaltos.
Já o secretário-geral da Federação Angolana de Atletismo (FAA), Abel Isaac, disse que a Federação não podia ficar de fora deste evento, visto que o professor André Quitongo foi um homem que representou várias vezes as selecções nacionais.
O responsável federativo garantiu que a corrida pedeste André Quitongo fará parte do calendário do órgão reitor da modalidade. Um dos mais prestigiados professores do Instituto de Educação Física (INEF), André Tavares Quitongo treinou vários atletas das selecções nacionais e, até à data da sua morte, chefiava os departamentos de atletismo e ginástica do Petro de Luanda.