A segunda edição da corrida da Paz, que sai às ruas de Luanda amanhã, na Nova Marginal, às 8:00, já movimenta os atletas e amantes do atletismo, por isso, hoje, a organização apresenta os profissionais estrangeiros que chegaram, ontem, ao país para tornarem a festa mais animada nas principais artérias da cidade capital.
Os fundistas estrangeiros da Meia Maratona da Paz, 21 quilómetros, que sai às ruas de Luanda amanhã, são apresentados, hoje, em conferência de imprensa no IFAL, às 10:00.
Por isso, o coordenador da prova, Carlos Rosa, fez saber, que os atletas do Quénia, Etiópia, Brasil, Bahrein, Bolívia, Uganda e Uruguai já estão no país para abrilhantar os 21 anos de paz em Angola.
O responsável disse que neste momento, no palco da competição, estão concentrados 26 atletas, sendo certo que o resto, o qual vai totalizar 30, chegam esta manhã no vôo da Qatar Airways.
Ainda assim, na conferência de imprensa, entre outros assuntos, se vai abordar também aspectos ligados ao asseguramento e à organização dos pontos em que os profissionais vão passar para animar os luandenses.
“´Será uma prova renhida, visto que chegam atletas de países com tradição no atletismo e isto ajuda a promover Angola no mundo desta disciplina”, adiantou o antigo presidente da Federação Angolana de Atletismo (FAA).
Carlos Rosa disse que os contactos com o Governo Provincial de Luanda, Polícia Nacional, bem como o corpo de bombeiros e outros intervenientes na prova estão avançados.
Por isso, haverá também uma reunião técnica com esses órgãos no sentido de se coordenar as últimas tarefas e as tornar realidade assim que se der o tiro de largada na Nova Marginal de Luanda.
Os atletas nacionais, em ambos os sexos, do Interclube, 1º de Agosto, Petro de Luanda e da Huíla também vão animar a festa da paz nas ruas de Luanda e estão dispostos a estar nos lugares cimeiros.
Em razão disto, aproveitam as últimas horas para acertarem os últimos detalhes, sendo que os fundistas do Quénia e Etiópia são os mais temidos em qualquer parte do mundo.
O segundo classificado da São Silvestre, do Bichos do Mato, equipa Luanda que se preparou no Uíge, António Teco, também é esperado na prova.