O Campeonato Africano de Futebol, reservado a atletas que jogam no continente africano, começa hoje com dezoito selecções em prova, divididas em cinco grupos.
Angola, na série D, faz a sua estreia no dia 16 frente ao Mali, às 16:00
A sétima edição do CHAN 2023, Campeonato Africano de Futebol reservado a atletas que actuam no continente, começa hoje nas cidade de Argel, Constantine e Annaba, na Argélia. Dezoito equipas, divididas em cinco grupos, vão bater-se na festa do desporto-rei em solo argelino, visto que o Marrocos conquistou a última edição em 2020 nos Camarões.
A sétima edição do CHAN não conta com a presença da Tunísia, equipa que venceu a segunda edição em 2011, bem como da Guiné Conacry, selecções que dão uma outra dinâmica ao certame.
Ainda assim, a prova não perde o seu charme, porque internamente o continente continua a formar estrelas que depois partem para os grandes campeonatos do Velho Continente.
Por isso, a qualidade dos campeonatos locais em África tem subido de tom, basta ver a competitividade das edições da Liga dos Clubes Campeões, assim como da Taça da Confederação.
Nos relvados, as duas provas alimentam e aumentam a qualidade do Campeonato Africano reservado a atletas que actuam no continente berço há mais de uma década.À nascença, a inicitativa da Confederação Africana de Futebol (CAF), na altura presidida por Issa Hayatou, foi muito criticada, mas o velho adágio popular diz que “água mole bate em pedra dura até que fura”, hoje o número de equipas vai aumentando.
Com isto, sai a ganhar o desporto-rei em África, visto que nos últimos cinco anos equipas angolanas, congolesas, nigerianas, tunisinas, marroquinas, argelinas, camaronesas e outras cederam o passe de vários atletas.
Como é evidente, esses jogadores foram para a Europa, onde hoje dão cartas em nome do CHAN, prova antes muito criticada por altos dirigentes do órgão que rege a modalidade no contonente.
A sétima edição do CHAN não conta com a presença da Tunísia, equipa que venceu a segunda edição da competi- ção em 2011, bem como a selecção da Guiné Conacry.