O Pavilhão Multiuso de Luanda vai beneficiar, nos próximos dias, de obras de melhoramentos, visando albergar a 5ª e última Janela de qualificação da zona africana ao Campeonato do Mundo de basquetebol sénior masculino, a disputar-se na Ásia, em 2023
Com uma capacidade de 12.720 espectadores, o recinto, construído em 2013, para sediar o Campeonato Mundial de hóquei em patins, será intervencionado na reabilitação do piso, sistema de arejamento, rede eléctrica, entre outros.
O facto foi avançado pelo director para infra-estruturas do Ministério da Juventude e Desportos, Moisés Capenda, à Rádio 5, acrescentado que os trabalhos, que iniciam brevemente, terminarão em tempo oportuno, sem constrangimentos para a competição.
Esclareceu que o Pavilhão do Kilamba recentemente foi visitado por uma delegação, encabeçada pela ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, e integrada pelo presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Moniz Silva, onde constatou-se as reais necessidades e as formas de intervenção.
Angola albergou já uma das fases qualificativas em Novembro de 2021, concretamente na província de Benguela. Localidade em que actual pré-selecção de 33 jogadores, convocada pelo treinador Josep Clarós, efectua a sua preparação para a Janela de qualificação de Luanda.
Nas qualificativas, Angola está na segunda posição do grupo C, com 12 pontos, menos dois que o líder Côte d’Ivoire. O conjunto joga na estreia dia 24, frente ao Uganda e no dia seguinte recebe Cabo Verde. Encerra a prova com a Nigéria, em 26 de Fevereiro.
Ainda sobre o Pavilhão, além do primeiro mundial de hóquei em patins no continente, o africano da especialidade, também já acolheu provas internacionais de andebol, basquetebol, jiu-jitsu e demais.