A angolana Heliane Caio sagrou-se campeã mundial de Jiu-Jitsu ao vencer na final, este domingo, a russa Alevtina Korosteleva, da equipa Checkmat International, por 2-0.
Para chegar à final, Heliane, que representa a “GF TEAM Angola”, venceu a atleta Cynthia Lourenço, da equipa brasileira “Al Ain Jiu-Jitsu Club”, por expressivo 10-1.
Recuperada de uma lesão contraída em Fevereiro último, a angolana da classe de -69kg estreou-se na divisão internacional de adulto na faixa roxa, categoria mais acima do seu cinturão juvenil, faixa azul.
Depois da participação bem conseguida neste “Grand Slam de Abu Dhabi”, Heliane vai participar no Campeonato do Mundo (IBJJF), a decorrer de 29 Maio a 2 de Junho próximo, na Califórnia.
Nota-se, para a operação Grand Slam, a GF TEAM Angola levou igualmente para Abu Dhabi, Jorge Pedro, cinturão castanho, que lutou na divisão até 69kg.
O atleta venceu a primeira luta, mas na segunda foi desqualificado, por decisão do árbitro.
Na competição esteve igualmente outro lutador angolano, Ricardo Brito (-94kg) da Academia Z1, que não conseguiu nenhuma medalha, mas obteve uma vitória expressiva por 10-0 e uma derrota no segundo combate.
O Grand Slam, cuja presente edição contou com a participação de concorrentes de todo o mundo, é o maior e mais globalizado torneio de Jiu-Jitsu do planeta, na versão brasileira.
O evento é disputado em seis etapas, divididas por continentes ao longo da temporada, tendo como palcos Sidney, Londres, Miami, Tóquio, além de Rio de Janeiro.
O circuito encerra em Abu Dhabi com o super evento “Abu Dhabi World“ Professional Jiu-Jitsu”, no mês de Novembro de cada ano.
ANGOP