Angola viaja focada em ultrapassar o Zimbabué

A Selecção Nacional de futebol sénior feminino, vulgo “Welwitchias”, encontra-se a caminho da cidade sul-africana de Pretória para defrontar o Zimbabué, nesta quarta-feira, em desafio referente à segunda mão da primeira eliminatória de apuramento à fase de grupos do Campeonato Africano das Nações (CAN) que o Reino de Marrocos acolhe no próximo ano.

Na primeira mão, em Luanda, as comandadas de Maninho Loide venceram, por duas bolas a uma, partida em que Arminda Lopes “Ary Papel” esteve em evidência ao anotar um “bis”. Para ultrapassar o adversário, as angolanas precisam apenas de empatar sem golos.

No entanto, não serão favas contadas, uma vez que o adversário demonstrou na capital do país que possui valores individuais e colectivos para reverter a eliminatória.

O combinado angolano não conseguiu carimbar o passaporte para o evento em duas ocasiões, isto é, 2002 e 2024, no Reino de Marrocos.

Na primeira tentativa, foi eliminada pelo Botswana, mercê das derrotas, por duas bolas sem resposta e cinco bolas a uma. Na segunda, as angolanas foram eliminadas pela Zâmbia, que venceu duplamente por 0-6 e 0-6.

Recorde-se que a selecção angolana busca a terceira presença no evento continental, ao passo que o Zimbabué a quinta presença, depois das edições de 2000, na África do Sul, 2002, na Nigéria, 2004, novamente nas Terras de Nelson Mandela, e 2016, nos Camarões.

 

Por: Kiameso Pedro

Exit mobile version