Ontem, no Estádio 11 de Novembro, em Luanda, os Palancas Negras venceram os Falcões de Jadiane, por 2-1, no fecho da segunda ronda do grupo F e deram mais um passo na corrida ao CAN 2025
Angola bateu ontem o Sudão por duas bolas a uma, em jogo a contar para a segunda jornada do grupo F qualificativo ao CAN, que o Marrocos vai acolher em 2025. Com este triunfo, os Palancas Negras, orientados por Pedro Gonçalves, assumiram a liderança da série com seis pontos.
O avançado Mabululu e o médio Randy Nteka foram os marcadores de serviço do combinado nacional durante os noventa minutos. Na formação sudanesa, num livre estudado, o médio Karshoum conseguiu bater o guarda-redes Neblu, mesmo depois de ter feito uma mancha para evitar o tento.
O Sudão ocupa o segundo lugar com três pontos, ao passo que o Ghana e o Níger estão nos lugares subjacentes com um ponto cada. Na próxima ronda, em Outubro, Angola recebe o Níger no Estádio 11 de Novembro, ao passo que 48 horas depois vai bater-se para o jogo de resposta em Nyamey.
No tapete verde do 11 de Novembro, Angola mostrou ontem que manda em casa e que está focada no objectivo: carimbar o passe rumo ao CAN 2025. Os donos de casa, em vários momentos do desafio, foram superio es, embora o Sudão reagisse, mas sem efeito.
O meio-campo, composto por Fred e Show, conseguiram manter o foco com jogadas que permitiram Mabululu e Gelson Dala, avançados, congelar a equipa adversária. Os sudaneses, que queimavam tempo para merecerem o empate, depois foram atrás do prejuízo, assim que sofreram o golo.
Mas, é ponto assente que já não tinham forças para chegar ao empate, visto que os sectores da Selecção Nacional estavam coesos. Aliás, o técnico Pedro Gonçalves apostou no ataque, tirando o defesa central Bastos para colocar o avançado Zini, que serviu para inibir o adversário no terreno de jogo.
Pedro Gonçalves:
“Estamos satisfeitos pela vitória” O treinador da Selecção Nacional de futebol, Pedro Gonçalves, disse, ontem, que está satisfeito pela conquista dos três pontos diante do Sudão, no Estádio 11 de Novembro.
Apesar da vitória, Pedro Gonçalves fez saber que é importante o grupo não entrar em euforia, porque a equipa somou apenas seis pontos. “A caminhada é longa para chegarmos ao CAN 2025, no Reino de Marrocos”, afirmou.
O técnico português, que está ao serviço dos Palancas Negras, explicou que deixou no banco de suplentes o lateral direito Clinton da Mata, porque o jogo de Kumasi foi muito desgastante. Pedro Gonçalves disse que durante ao intervalo conversou com os jogadores que tudo estava a correr bem, mas era importante manter a concentração para chegar à conquista dos três pontos.
Quanto ao estatuto do avançado Gelson Dala na Selecção Nacional, Pedro Gonçalves reconheceu que o povo angolano gosta do atleta. “Estou satisfeito que ele assume as responsabilidades dentro das quatro linhas em prol do objectivo do grupo”, explicou.
James Appiah lamenta derrota no Estádio 11 de Novembro O técnico da selecção do Sudão, James Appiah, lamentou a derrota, por 1-2, frente ao combinado angolano, em jogo referente à segunda jornada do grupo F de acesso ao CAN 2025, no Reino de Marrocos.
James Appiah reconheceu que o adversário esteve bem, mas lamentou o penálti, que na sua óptica não existiu. “Não quero detalhar onde Angola foi superior em relação ao Sudão. No futebol, há sempre um vencedor, infelizmente perdemos”, lamentou James Appiah.
POR:Sebastião Félix e Mário Silva