A Selecção Nacional sénior masculina de hóquei em patins despediu-se, este domingo, da 46.ª edição do Campeonato do Mundo da categoria, que se disputa na cidade de Novara, em Itália.
No Pavilhão Igor Gorgonzola, os comandados de Rui Neto perderam para a França, por oito bolas a duas, em desafio referente às classificativas do 5.º ao 6.º lugares. Foi um desafio em que o conjunto sob o comando do português Nuno Lopes dominou do princípio até aos instantes finais do tempo regulamentar.
Desta feita, o cinco nacional termina a sua participação na sexta posição, tal como na edição passada, que teve lugar na Lituânia, em 2021. O representante africano entrou com nervos à flor da pele, sem discernimento nas saídas de bola, além de ter desperdiçado muitas ocasiões de golo, permitindo que os franceses fossem ao intervalo com uma vantagem “avassaladora”, ou seja, 4-1.
No entanto, os golos do combinado nacional foram apontados por Zidane e Gonçalo Neto (grande penalidade). Já Rémi Herman (duas vezes), Nathan Gefflot, Roberto di Benedetto (duas vezes), Marc Rouze, Antoine Le Berre e Thibault Colin foram os marcadores de serviço do conjunto francês.
Recorde-se que a selecção angolana competiu a primeira fase do grupo A com as formações de Portugal, Argentina e Estados Unidos da América. Na primeira jornada, Angola perdeu para a Argentina, por sete bolas a uma, sendo que no segundo embate os pupilos de Rui Neto perderam contra Portugal, por quatro bolas sem resposta.
Na terceira e última ronda, os angolanos “cilindraram” os Estados Unidos por nove bolas a zero. Na disputa dos quartos-de-final, Angola perdeu para a Itália, por cinco bolas a duas.
Por: Kiameso Pedro