A Selecção Nacional feminina de andebol em sub-18 terminou, na última sexta-feira, a sua participação na décima edição do Campeonato do Mundo da categoria, que decorreu na China, na 26.ª posição.
No Vocational And Technical College Stadium, na cidade de Chuzhou, as comandadas de Kátia dos Santos perderam para a Islândia, por 36-21. O sete nacional voltou a ficar aquém das expectativas, em virtude de inúmeras falhas no momento defensivo. Daí o adversário ter ido ao intervalo com uma vantagem de dez golos de diferença.
Neste sentido, a selecção angolana não conseguiu melhorar a classificação da edição passada, disputada na Polónia (2018), em que terminou no 21.º lugar. Angola disputou a primeira fase no grupo B, com as formações de Montenegro, Nigéria e Croácia.
Na primeira jornada, as angolanas perderam diante de Montenegro, por 26-16, tendo voltado a claudicar na segunda para a Croácia, por 30-14. Na terceira e última ronda, as Pérolas Africanas foram derrotadas pela Nigéria por 29-21.
O combinado nacional teve a sua melhor classificação de sempre no Mundial da Eslováquia, em 2008. De realçar que a Espanha sagrou-se vencedora da competição, mercê do triunfo diante da Dinamarca por 23-22. Na atribuição do terceiro lugar, a Hungria derrotou a França, por 25-24.
Por: Kiameso Pedro