A Selecção Nacional sénior feminina de andebol mede forças, nesta tarde, com a França, no South Paris Arena, em desafio a contar para a quarta jornada do grupo B do Torneio Olímpico de Paris 2024. Para assegurar o apuramento aos quartos-de-final, as Pérolas Africanas são obrigadas a vencer.
No entanto, as previsões apontam que as angolanas partem em desvantagem, uma vez que o adversário tem vindo a fazer uma campanha acima das expectativas.
De acordo com o historial, ambas as selecções batem-se pela décima primeira vez, sendo que nas últimas dez partidas houve um registo de nove vitórias para as francesas e apenas uma para as angolanas.
Na sessão de ontem, o seleccionador nacional Carlos Viver trabalhou o sector defensivo, visto que o adversário reúne individualidades de realce no processo ofensivo. Na última ronda, a selecção angolana empatou a 31 golos com a Hungria, depois de estar a vencer no período de descanso, por escassos 16-15.
O sete nacional defronta, na última ronda, o Brasil, no próximo Sábado, a partir das 13:00 (hora de Angola).
De realçar que a França (país organizador) comanda o grupo B com seis pontos, sendo que os Países Baixos ocupam o segundo lugar com quatro. Por seu lado, o sete angolano e a Hungria partilham o terceiro lugar com três pontos cada.
Já o Brasil encontra-se na quinta posição com apenas dois pontos, ao passo que a Espanha ainda não pontuou na maior montra mundial do desporto.
As francesas apontaram 89 golos e sofreram 76, enquanto os Países Baixos marcaram 81 tentos e consentiram 87. Por seu lado, as campeãs africanas têm o registo de 88 golos e 86 sofridos.
O torneio olímpico desta modalidade é disputado por doze selecções, distribuídas por dois grupos de seis, que apuram os quatro primeiros classificados para os quartos-de-final, isto é, no dia 6 do corrente mês, sendo que as meias- finais estão marcadas para o dia 8 e a final 10 do referido período.