Os primeiros treinadores de Futsal, certificados com licença ‘C’ da CAF, receberam nesta Quinta-feira, 18 de julho de 2024, os seus Diplomas de curso em cerimónia realizada na UNIPIAGET.
A cerimónia contou a presidência do Magnífico Reitor daquela casa do saber, Prof. Doutor Samuel Carlos Vitorino e do director Técnico Nacional da Federação Angolana de Futebol-FAF, Miller Gomes.
Dorivaldo Guedes, o Decano da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Departamento ao qual pertence o Curso de Ciências do Desporto e Motricidade Humana, a promotora do curso; afirmou na cerimónia que, era o culminar de um processo de formação de 5 meses, com uma carga horária de 120 horas, assegurando que o “curso vai dar outra dinâmica ao desporto nacional, de modo particular, ao futsal”.
O técnico Miller Gomes, expressou satisfação, afirmando que este, era o caminho certo e o começo para todos pois, “o desempenho da actividade profissionais dos treinadores hoje depende muito da sua certificação”.
“Nós abraçamos este projecto, estamos a desenvolver esta actividade, e vamos agora continuar o processo para garantir que estes treinadores, depois da licença C, possam ter a B e depois a licença A, para permitir que eles subam naturalmente de patamar” asseverou, afirmando que, só chega a mestre “quem um dia aceitou ser principiante”.
0 formador principal, António Ferraz, enfatizou que, estava em curso um projecto que a médio e longo prazo dará mais e melhores frutos, “afinal é o primeiro grupo de treinadores desta modalidade formados com ajuda de uma casa do saber”, no caso a Universidade Jean Piaget de Angola em parceria com a FUFUSA.
Daniel Dada, um dos formandos, ao receber o Diploma, era um homem radiante, apesar de reconhecer que, a jornada de 5 meses não foi fácil. “Daqui para frente formaremos jogadores com maior qualidade porque a formação foi benéfica. É um sonho realizado” afirmou.
Lembrar que, o Futsal é actualmente uma modalidade desportiva em franco crescimento em Angola e o país já é vice-campeão no continente e está apurada para o mundial da modalidade, a realizar-se no Uzebequistão em Setembro próximo.
A Selecção Nacional de FUTSAL só perdeu na final com a congénere de Marrocos, anfitriã do último Campeonato Africano das Nações por 5-1, no Pavilhão Prince Moulay Abdellah, em Rabat.