Ontem, a selecção Nacional feminina de andebol em sub-18 seguiu viagem para a cidade de Chuzhou, na China, palco do Mundial, que arranca nesta quarta-feira, 14, com término marca- do para o dia 25 do corrente mês
O sete nacional, sob o comando de Kátia dos Santos, partiu para o palco da décima edição do Campeonato do Mundo, com dezasseis atletas, nomeadamente Elizandra Domingos, Kelvia Domingos, Joice Maia, Arísia Malaji, Carla Lussende, Ivete Nunes, Patrícia Paulino, Balbina Nunda, Maria Castro, Rubi Bumba, Sandra Lopes, Paloma Cambuta, Constantina Domingos, Beatriz Pereira, Matutuzila Afonso e Vilma Manuel.
O combinado angolano vai competir no grupo B, com as formações da Nigéria, Montenegro e Croácia. Entretanto, a selecção angolana estreia-se diante de Montenegro, na cidade de Chuzhou, no Vocational And Technical College Stadium, a partir das 7:00 (hora de Angola).
Na segunda jornada, as comandadas de Kátia Santos defrontam, quinta-feira, a Croácia, no Olympic Sports Center, às 21:00. Já na terceira ronda, as angolanas batem-se com a Nigéria, no sábado, no , no Olympic Sports Center, a partir das 19:00.
Por outro lado, o conjunto nacional compete pela sétima vez no evento, após as participações em 2008, 2016 (Eslováquia), República Dominicana (2010), Montenegro (2012), Macedónia do Norte (2014), 2018 (Polónia). Recorde-se que a Coreia do Sul foi a vencedora da última edição que teve lugar na Macedónia do Norte, em 2022.
Na final, disputada no Boris Trajkovski Sports Center, na cidade de Skopje, as Coreanas venceram a Dinamarca por 31-28. Foi um encontro pautado pelo equilíbrio, uma vez que ao intervalo o desafio estava empatado a quinze golos.
Naquela edição, a dinamarquesa Julie Scaglione foi a melhor marcadora, com 62 golos, ao passo que a coreana Kim Minseo acabou sendo eleita a jogadora mais valiosa da competição (MVP). De ressaltar que esta será a primeira vez que um país asiático organiza uma competição desta envergadura.
POR:Kiameso Pedro