Angola joga Janela de Apuramento em Trípoli onde conquistou Afrobasket 2009

A Selecção Nacional, rumo ao Campeonato Africano sénior masculino da bola ao cesto que Luanda vai acolher em Agosto próximo, abre hoje a primeira jornada do grupo E diante da Guiné, na cidade de Trípoli, Líbia

Na cidade de Trípoli, Líbia, onde Angola conquistou o 10.º Afrobasket em 2009, a Selecção Nacional regressa ao mesmo palco, para a partir de hoje, até domingo, disputar a 3.ª Janela de apuramento qualificativa ao Campeonato Africano que Luanda vai acolher em Agosto próximo.

No grupo E, para além do Quénia e da Tunísia, o cinco nacional mede forças com a Guiné, no pavilhão em que Lutonda, Carlos Almeida, Kikas e outros ergueram o troféu de campeão, às 11:00.

Para não ser surpreendido, a equipa orientada por Pep Clarós, assim que chegou ao palco da competição, fez um treino de recuperação, tendo em conta as horas de viagem.

De forma descontraída, a Selecção Nacional sénior masculina fez alongamentos, correu e circulou a bola em toda a dimensão do terreno de jogo sob orientação da equipa técnica.

No entanto, com atletas novos na missão, a palavra de ordem do técnico é vencer para tornar alto o moral do grupo que começou a preparar esta Janela de Apuramento em Luanda. Aliás, em teoria, os adversários de Angola nesta prova são o Quénia e a Tunísia. Pois, são equipas com história nesta modalidade e contam com atletas à altura das encomendas.

Num passado recente, o cinco nacional já vergou as duas formações. Porém, o que mais preocupa é a Guiné. Apesar de ser uma selecção sem muitos argumentos, pode surpreender em campo.

No seu plantel, a Guiné, a par de Angola, também conta com atletas actuam no estrangeiro. No entanto, o cinco nacional não pode, por nada, ignorar as qualidades do adversário.

Shannon Evans, segundo a imprensa desportiva da Guiné, é um jogador com recursos técnicos infindáveis, visto que é titular no campeonato espanhol com a camisola do Morabanc Andorra.

Entre outros atletas da Guiné, Ibrahim Doubouya é também uma das peças fundamentais na manobra do jogo ofensivo da sua equipa, aliás, tem feito uma campanha à altura. Portanto, actua no Calgary do Canadá.

No seu plantel, o técnico Pep Clarós tem Jilson Bango do Fenerbahçe da Turquia, João Fernandes do Oliveirense de Portugal e Gerson Gonçalves do Aix Maurienne de França.

Para a operação Tripoli, Childe Dundão, Eduardo Simão, Marcelo João, Jerónimo Luís, Cléusio Castro, Aboubkar Gakou, Jonatão Jungo, Gerson Gonçalves “Lukeny”, Kevin Kokila, Macachi Braz, João Fernandes e Jilson Bango são os convocados.

Exit mobile version