A Selecção Nacional de futsal garantiu ontem o passe para as meias-finais do Campeonato Africano das Nações (CAN), após golear, por 11-3, o Ghana, em jogo de encerramento do grupo A, no Pavilhão Prince Moulay Abdallah, em Rabat, Marrocos.
Com esta vitória, o combinado angolano vai discutir o passe à final da competição, quando defrontar na próxima Sexta-feira o Egipto, a partir das 20 horas (horário de Angola).
Ontem, o desafio teve sentido único porque os pupilos de Marcos Antunes dominaram do princípio ao fim, vis- to que o adversário não apresentou argumentos para contrariar as principais unidades da turma angolana.
Os golos da Selecção Nacional da partida foram apontados por Bráulio, aos 1 minuto, 23’ e 35’; Jo, 2’; Arroz Doce, 11’ e 26’; Chico, 17’, 20’ e 24’; Hélber, 31’; bem como Kaluanda (33’). Por sua vez, Adérito, aos 9’(auto-golo); Pako, 15; e Arthur, 39’, marcaram os tentos do Ghana.
Aliás, o número de golos espelham muito bem a superioridade da turma angolana que não realizou nenhum jogo amistoso durante a fase de preparação do torneio africano. Ainda assim, a Selecção Nacional somou no grupo A duas vitórias e uma derrota.
A competição qualifica os três primeiros classificados para o Campeonato do Mundo, a disputar-se no Uzbequistão, de 14 de Setembro a 6 de Outubro deste ano. Trata-se da quarta participação de Angola num evento, depois da presença na edição da Líbia (2008), África do Sul (2016) e Marrocos (2020).
Nesta última conquistou a medalha de bronze. O Egipto é o país com mais títulos conquistados (três), seguido de Marrocos, dois, e Líbia, um. A selecção do Marrocos é a detentora do troféu.