A Selecção Nacional de futebol empatou nulo hoje (terça-feira), diante da congénere da RD Congo, no estádio do Bonfim, na cidade portuguesa de Setúbal, em jogo amistoso da última data FIFA do ano.
No intervalo do desafio de preparação, a equipa de Angola e da RDC tentaram, mas os golos não surgiram. Já na segunda parte, mesmo com maior “pendor” ofensivo dos angolanos, o encontro terminou em branco.
Trata-se do oitavo confronto entre as duas selecções desde 2006, no qual os Palancas Negras (designação da Selecção de Angola) procuravam o seu primeiro triunfo.
Os Leopardos congoleses, por seu lado, tentavam a sexta vitória, depois de terem ganho os anteriores, por 2-1 (4-2), (2-1), (2-0) e 1-0. Empataram em duas ocasiões a nulo.
Este é o terceiro desafio amistoso desde que os angolanos se qualificaram para a 34ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN’23), a disputar-se de 13 de Janeiro a 11 de Fevereiro.
O primeiro aconteceu em Teerão, diante do Irão, com derrota de 0-4 e empate (1-1), com a similar de Moçambique, igualmente em Portugal.
No CAN de 2023, Angola integra o grupo D, ao lado da Argélia, Burkina Faso e Mauritânia, enquanto a RD Congo figura na série F, com Marrocos, Tanzânia e Zâmbia.