A selecção Nacional sénior masculina de basquetebol defronta, hoje, a formação das “quinas”, no Pavilhão Príncipe Hamza, na Jordânia, a partir das 16:00, em desafio particular visando a disputa do Campeonato do Mundo
Nesta Segunda-feira no Pavilhão Pavilhão Príncipe Hamza, na Jordânia, os hendecampeões africanos medem forças com a selecção portuguesa, no último desafio de carácter particular, enquadrado no ciclo de preparação para a XXIX edição do Campeonato do Mundo, que terá lugar nas Filipinas, no Japão e na Indo- nésia de 25 de Agosto a 10 de Setembro do corrente ano.
No Sábado, recorde-se, a selecção angolana esteve aquém do esperado pelos aficionados da modalidade nas mais diversas províncias do país, perdendo por 44-70 diante da Jordânia. O resultado não abalou o grupo, tendo o seleccionador nacional, Josep “Pep” Clarós, transmiti- do uma mensagem aos atletas de que foi apenas um encontro menos conseguido, pelo que o adversário mereceu ter saído da quadra com a vitória. Diante da formação das “quinas”, o timoneiro do combinado angolano quer que os atletas sejam fiéis ao seu modelo de jogo, para que tudo possa correr dentro da normalidade.
Ontem, o seleccionador trabalhou a recuperação física, assim como os aspectos de organização. De realçar que a Selecção Nacional vai competir no grupo A com as formações da República Dominicana, Itália e Filipinas. Cabo Verde vai jogar no grupo F contra a Eslovénia, Venezuela e Geórgia, sendo que na série C estão inseridas as selecções dos EUA, Grécia, de Giannis Antetokounmpo, Nova Zelândia e Jordânia.
A Espanha, actual campeã, começa no grupo G com o Brasil (um dos dois totalistas de presenças, a par dos Estados Unidos), Irão, bem como Costa do Marfim. A série E é composta pela Austrália, semifinalista dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, a Alemanha, semifinalista do Euro, e a Finlândia. Já a França, vice-campeã olímpica, fica no grupo H com o Canadá, Letónia e Líbano. Segundo os regulamentos do evento mundial, os dois primeiros classificados de cada série carimbam o passaporte para a fase seguinte.