Com a presença de cerca de 32 mil adeptos, Angola e os Camarões empataram ontem a uma bola, no Estádio 11 de Novembro, em jogo referente à quarta jornada do grupo D de acesso ao Mundial 2026, nos Estados Unidos, Canadá e México. Com este resultado, os Palancas Negras mantêm-se no quarto lugar com seis pontos.
Por sua vez, os Leões Indomáveis reforçaram a liderança com oito pontos. No tapete verde do 11 de Novembro, os primeiros cinco minutos do combinado angolano valeram a pena, pois conseguiu sufocar o adversário no seu reduto.
No minuto seguinte, os visitantes começaram a dar sinais de que estavam na capital angola- na para discutir os três pontos. Ou seja, começaram a trocar melhor a bola, porque Show e Fredy deixaram de fazer ligação nos três sectores . Por isso, os Leões Indomáveis, numa jogada de contra-ataque, chegaram ao golo inaugural aos onze minutos, por intermédio de Mbeumo.
Depois do tento sofrido, aos 19 minutos, Fredy cruzou para o cabeceamento de Mabululu, mas a bola saiu à figura do guarda-redes Onana, atleta que actua no Manchester United da Inglaterra. Apesar da selecção dos Camarões ter apresentado desgaste físico, a partir do minuto 32, a Selecção Nacional não tirou proveito deste quesito até ao intervalo.
No reatamento da partida, o treinador dos Palancas Negras, Pedro Gonçalves, alterou o xadrez, ou seja, pediu ao avançado Randy Nteka para apoiar mais o meio campo, visto que na primeira partida foi o sector que esteve mal. Aos 54 minutos, Gelson Dala, num momento de inspiração passou pelo adversário camaronês e rematou cruzado para baliza de Onana, o defesa tocou de forma subtil e a desviou para o golo dos Palancas Negras.
Após o golo do empate da Selecção Nacional, a equipa dos Camarões assumiu às rédeas do desafio, com destaque para Baleba, mas sem efeito. As substituições feitas pelo treinador Pedro Gonçalves não trouxeram novidades, visto que até se reclamou a saída do avançado Gelson Dala.
Por conta disto, os Palancas Negras são obrigados a ter mais atenção e a aproveitarem melhor os desafios seguintes, visto que a jornada rumo ao Mundial das Américas ainda se adivinha difícil.