Esta tarde, no Estádio Benina, na cidade de Benghazi, na Líbia, os Palancas Negras procuram terminar com dezasseis pontos no grupo F de acesso à 35.ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN), que se realiza, no próximo ano, no Reino de Marrocos.
Na quinta jornada, o Sudão foi «copiosamente goleado» pelo Níger, por quatro bolas sem resposta. Por seu lado, a Selecção Nacional empatou com o Ghana a uma bola, desafio em que entrou a perder, mas um cabeceamento indefensável de Zine Salvador colocou os “Black Star” de fora do próximo evento continental.
No entanto, ambos os treinadores vão lançar os jogadores que têm merecido poucos minutos de jogo, devido ao facto de já terem garantido o apuramento à fase final da competição.
Mas os Palancas Negras partem como favoritos, visto que, à entrada desta jornada, possuem um registo de quatro vitórias, um empate e nenhuma derrota.
Já o conjunto sudanês tem o saldo de dois triunfos, um empate e duas derrotas. Além disso, os angolanos marcaram por sete vezes e consentiram apenas dois golos, ao passo que o Sudão tem quatro tentos e seis sofridos.
No primeiro embate entre ambos, o combinado angolano venceu, no Estádio 11 de Novembro, na capital do país, por duas bolas a uma, com golos de Mabululu e Randy Nteka.
Por seu turno, Mustafa Karshom, de 31 anos de idade, foi o marcador de serviço da formação sudanesa. Na outra partida, o Ghana bate-se com o Níger, a partir das 17:00 (hora de Angola).
Na tabela classificativa, os angolanos lideram com treze pontos, sendo que os sudaneses figuram no segundo lugar com sete.
De realçar que, nesta fase qualificativa, Serhou Guirassy, que representa as cores do Borussia Dortmund da Alemanha, comanda a lista dos melhores marcadores, com seis golos, seguido por Brahim Díaz, do Real Madrid de Espanha, com quatro.
Sadio Mané (Al Nassr da Arábia Saudita) ocupa o terceiro lugar, com três golos apontados. Recorde-se que a Côte d’Ivoire, de Simon Kofi Adingra, foi a vencedora da edição passada.
Por: Kiameso Pedro