Na maior festa do andebol feminino, que decorre no Velho Continente, Angola, depois de se apurar para outra fase, mede forças amanhã com a Noruega, um dos países organizadores da prova, a par da Dinamarca e da Suécia, às 20:30
No Mundial sénior feminino de andebol que decorre na Noruega, Dinamarca e Suécia, Angola, que empatou ontem com a Islândia, 26-26, cruza amanhã com a campeã do mundo.
A Noruega, selecção que em 2021, em Espanha, bateu a concorrência das melhores adversárias do Velho Continente, é teoricamente candidata ao triunfo frente as atletas do técnico Vivaldo Eduardo.
Longe das grandes exibições, o sete angolano não teve uma participação a altura na primeira fase, visto que perdeu à tangente com a França, vice-campeã do mundo, por um golo de diferença, 29-30.
Na primeira ronda do grupo D, as angolanas, com uma equipa renovada, bateram-se de igual para igual com as francesas, mas na ponta final foram incapazes de passar no marcador.
Na segunda jornada perdeu com a Eslovénia 24-30. Por isso, amanhã não será uma tarefa fácil para angolanas, visto que são obrigadas a entrar em campo mais calmas e com vontade de contrariar ao máximo as donas de casa.
No grupo C, a Noruega passeou a sua classe. Aliás, na primeira ronda vergou a Groenlândia por expressivos 43-11, visto que impediu a adversária de chegar aos vinte golos.
Isso mostra que o sector defensivo das campeãs do mundo é arrumado e não deixa que as adversárias façam o seu jogo na zona restritiva sempre que não têm a posse de bola.
Em razão disto, o técnico Vivaldo Eduardo tem a obrigação de corrigir os erros anteriores e os transformar em resistência, porque as donas da casa contam no plantel com atletas altas.
Assim, Albertina Cassoma, Juliana Machado, Azenaide Carlos e Natália Bernardo têm a obrigação de fazer transições rápidas e circular melhor a bola antes da finalização.
Na Sexta-feira, Angola joga com a Áustria, uma selecção forte e com créditos firmados no andebol do Velho Continente, sendo certo que também será uma partida difícil para as atletas de Vivaldo Eduardo.