A selecção Nacional de lutas conquistou neste sábado (16) duas medalhas de prata e uma de bronze, na estreia no Campeonato Africano afim, que decorre na cidade do Cairo (Egipto).
Em masculinos, Makaya Nsumbo katendi, na categoria de 51kg, em cadetes, arrebatou uma de prata, em Luta Livre, e outra de bronze, no estilo greco-romana.
Já em femininos, Josette Mavungo foi prata, também em luta livre.
Domingo, em masculinos, os angolanos voltam a competir com Manaceu Nkunga Ngonda, Miguel Antônio, Roberto Mbaio Nsangua, Tekasala Fernando e Miguel Lúcia.
Em femininos, a selecção entra em cena com Sofia Kavungo Vemba.
Entre os adversários de Angola no domingo, destacam-se os concorrentes da Tunísia, Argélia e Egipto, países que geralmente disputam o pódio na modalidade.
Na prova, que arrancou quinta-feira (14) e encerra na terça-feira, Angola tem como objectivo igualar ou melhorar os resultados da edição anterior.
Em 2023, na Tunísia, o combinado nacional conquistou uma medalha de ouro, quatro de prata e três de bronze.
Angola está no Egipto com 13 lutadores, sendo 11 masculinos e três femininos.
Composição da selecção
Masculinos: João Zalombo (júnior-65kg), Miguel Vata (Júnior-61kg), Tekasala Fernando (júnior-55kg), Miguel Lukau (júnior-77kg), Manaceu Nganda (júnior-65kg), Roberto MBaio (sénior-87 kg) e Francisco Kadima (sénior-77kg ).
Emanuel MBenza (sénior-72kg), Reginaldo da Silva (sénior-60kg), Bofenda David (sénior-55kg), Jorge António (sénior-60kg) e Fernando Matondo (sénior-63kg) completam o grupo.