A Selecção Nacional feminina de andebol sub-18 começa hoje a sua participação no Mundial da categoria frente ao Montenegro, a partir das 7:00 (hora de Angola)
O desafio terá lugar no Vocational And Technical College Stadium, na cidade de Chuzhou, na China, e contará para a primeira jornada do grupo B. No entanto, o combinado angolano vai debater- se com muitas dificuldades na estreia, em virtude da dimensão do adversário.
O conjunto europeu reúne uma vasta experiência nas provas sob a égide da Federação Internacional de Andebol, tendo sido a quarta classificada no Campeonato do Mundo da Macedónia do Norte, em 2014.
De acordo com o historial, ambas as formações medem forças pela segunda ocasião, sendo que no primeiro duelo, isto é, na edição de 2014, o adversário venceu por 22-17.
Ainda assim, as comandadas de Kátia dos Santos, que participam na competição pela sétima vez, terão uma palavra a dizer, visto que estão habituadas a essas andanças.
A propósito, tiveram a sua melhor classificação de sempre no Mundial da Eslováquia, em 2008, no qual se quedaram na quarta posição. Na sua última participação, isto é, em 2018, no Mundial da Polónia, o sete nacional terminou na vigésima primeira posição, mercê da vitória diante da China por 22- 18.
De acordo com o “staff” de José do Amaral “Maninho”, o objectivo primordial passa pela melhoria daquela marca. Na segunda ronda, o combinado angolano bate-se amanhã com a Croácia, no Olympic Sports Center, a partir das 21:00.
Na terceira jornada, as angolanas defrontam a Nigéria, no Sábado, no mesmo recinto, às 19:00. Recorde-se que a Coreia do Sul foi a vencedora da última edição, que se disputou na Macedónia do Norte, derrotando na final a Dinamarca, por escassos 31-28. De ressaltar que esta será a primeira vez que um país asiático organiza uma prova desta magnitude.
POR:Kiameso Pedro