Uma vitória por duas bolas sem resposta sobre o Zimbábue apurou a Selecção Nacional de futebol à final da décima segunda edição da Taça Cosafa, que decorre na cidade de Joanesburgo, na África do Sul.
Entretanto, os golos do combinado nacional foram apontados por Eliseu, na primeira parte, e Francisco, no segundo tempo. O resultado ajusta-se ao que se passou durante os noventa minutos, tudo porque o adversário não conseguiu acompanhar o ritmo da selecção angolana. O adversário da final sairá do encontro entre as selecções da África do Sul, vice-campeã, e Zâmbia, campeã em título.
Angola tem aqui a oportunidade para conquistar o terceiro título do seu historial, depois das edições de 2018, nas Ilhas Maurícias, e 2021, no Lesotho. Recorde-se que a selecção angolana terminou a primeira com sete pontos, no grupo A, mercê de duas vitórias e um empate.
Na primeira jornada, os angolanos derrotaram o Lesotho, por duas bolas a uma, tendo na segunda empatado com Malawi a uma bola. Na terceira e última jornada, os Palanquinhas bateram Moçambique por bola sem resposta.
De realçar que o desafio da final acontece nesta sexta-feira, no mesmo recinto, no UJ Soweto Stadium, em Johannesburg, a partir das 15:00 (hora de Angola).