Mais de 150 judocas vão animar o “tatame” do Pavilhão Multiusos do Kilamba, no Torneio Africano, prova a realizar-se a partir de hoje até Domingo, em Luanda
O Torneio Africano de Judo arranca, nesta Quinta-feira, às 14:00, no Pavilhão Multiusos do Kilamba, na capital angolana, com participação de dezoito países. Em declarações a este jornal, o presidente da federação angolana da modalidade, Hermenegildo dos Santos, explicou que hoje e amanhã vão decorrer os combates de cadetes e juniores. Hermenegildo dos Santos acrescentou que no Sábado e no Domindos estão reservadas as lutas do “Open African”, prova para atletas seniores, tendo garantido que alguns lutadores que conquistarem medalhas serão selecionados para o teste anti-doping.
A competir em casa, os lutadores angolanos partem como favoritos nas quatro catgorias, mas serão obrigados a justificar dentro do tatame. Num total de 179 concorrentes, Angola é a delegação com maior atletas, com 109 judocas, sendo 63 masculinos e 46 femininos, segue-se a República Democrática do Congo (RDC) (12 masculinos e 4 femininos) e Senegal com 14 atletas (8 masculinos e 6 femininos). Edmilson Pedro, 38º do Ranking Mundial da categoria dos -66kg (1241 pontos), é a principal referência da Selecção Nacional.
Em femininos, o destaque vai para Neide Diassonema, duas medalhas de ouro no OPEN de Dakar e Yaoundé, em Novembro de 2022, ocupando a 84ª posição do Ranking Mundial, nos 63kg. A competição contará com a participação de Angola (anfitriã), Burundi, Camarões, Cabo Verde, Côte d’Ivoire, RDC, Gabão, Gâmbia, Guiné, Madagáscar, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Senegal, África do Sul, Uganda, Tanzânia, Zâmbia, Zimbabwe e a convidada Tailândia.