Durante sete dias, a cidade de Luanda será a capital africana da modalidade de esgrima em cadetes e juniores, onde atiradores de doze países vão animar o Pavilhão Principal da Cidadela
O Pavilhão Principal da Cidadela, em Luanda, acolhe de amanhã, 1, a 7 de Março, a 24.ª edição do Campeonato Africano de Esgrima em juniores e em cadetes, em ambos os sexos.
De forma inédita, as selecções nacionais vão procurar chegar ao pódio pela primeira vez na magna competição, nas especialidades de espada e florete, que visa saudar o 50.º aniversário da Independência Nacional, a assinalar-se no dia 11 de Novembro.
Para concretizar o objectivo traçado pela direcção da Federação Angolana de Esgrima (FAE), os atiradores angolanos terão de puxar dos galões para vencerem os combates que vão enfrentar.
Os luandenses, em representação de todos os angolanos, são chamados a deslocar-se em grande para o Pavilhão Principal da Cidadela, palco da competição, de modo a apoiar as selecções nacionais.
Ainda assim, o Egipto, Marrocos e África do Sul partem como favoritos à conquista do título da prova de cadetes e de juniores, uma vez que têm ‘lutadores’ que actuam no Velho Continente e com técnica acima da média.
O Campeonato Africano, que contará com a presença do Egipto, Tunísia, África do Sul, Argélia, Togo, Cabo Verde, Namíbia, Guiné e Nigéria, terá entrada livre para o público.
Eis os convocados:
Espada Juniores Masculinos – Daniel Tchipongue, Anastácio Tchiquete (Vila Clotilde), Constantino Jaime (Petro de Luanda), Venâncio Conceição (Grupo Desportivo A.R.C.) e Aurélio Epesse (Heja). Espada Cadetes Masculinos – Edmilson Correia (Vila Clotilde) e Daniel Culica (Ferrovia do Huambo).
Florete Juniores Masculinos – António Pedro (Ginásio Club Português); Espada Juniores Femininos – Florinda Álvaro (Colégio Militar), Maysa Guerreiro (Académica João Gomes), Rafaela Muatenga, Caridade Valentim (Vila Clotilde), Ana Ndovala (Ferroviário do Huambo) e Maria Messamessa (Petro de Luanda).