As delegações estrangeiras, que irão participar da décima sexta edição do Campeonato Africano de natação, denominada “Africa Aquatics Swimming e Open Walter Championships”, começam a chegar a Luanda, a partir deste Domingo, 28.
A informação foi avançada, ontem, à imprensa pelo presidente da Federação Angolana de Natação (FAN), Joaquim Santos, durante a conferência de imprensa de apresentação da prova, no Instituto Sapiens, em Luanda. Além disso, o dirigente referiu que o certame conta, neste momento, com 35 países inscritos, dos 42 confirmados.
De acordo com o Joaquim Santos, os angolanos que actuam na diáspora começam a escalar o país a partir do dia 26. Joaquim Santos fez questão de destacar ainda que as condições logísticas e administrativas estão asseguradas, tendo acrescentado que o objectivo do combinado angolano passa pela conquista do maior número de medalhas.
Sublinhou que as delegações estarão hospedadas em dos hotéis localizados, no Distrito Urbano da Maianga, no bairro do Alvalade, na capital do país. “Estamos prontos para acolher a competição. Em termos logísticos, administrativos e de infraestruturas estamos assegurados. Espero que tudo corra bem”, revelou Joaquim Santos. Por seu lado, o seleccionador nacional, Ivan Matos, disse que o grupo tem vindo a trabalhar com afinco para fazer uma campanha digna de registo na prova.
O conjunto angolano vai disputar a prova nas disciplinas de natação pura e águas abertas. Neste sentido, a prova de água pura disputa-se de 30 de Abril a 4 de Maio, sendo que a prova de águas abertas acontece no dia 5, na Ilha de Luanda.
Quanto à natação pura, na classe masculina, preparam-se Salvador Gordo, Henrique Mascarenhas, Djamel Pires, Janel Tati, José Cochofel, Enzo Anjos, David Padre, Luyane Costa e Yano Elias. Em femininos, Lia Lima, Maria Freitas, N’Hara Fernandes, Carlota Silva, Rafaela Santo, Niryam Morais e Rhanya Santos.