A comissão executiva da Associação dos Comités Olímpicos Nacionais de África (ACNOA) considerou viáveis as condições de Angola, em infra- estruturas desportivas e sociais, para acolher a 4.ª edição dos Jogos Africanos da Juventude, em Dezembro de 2025.
Em declarações à imprensa, o vice-presidente da ACNOA, João Castro Alegre, no final da visita de constatação às infra-estruturas desportivas e sociais que culminou na Baía da Ilha de Luanda, na Federação dos Desportos Náuticos (FADEN), confirmou o facto, argumentando que o país possui condições adequadas.
Acrescentou que constataram, nos dois dias de visita, as condições do Pavilhão Multiusos do Kilamba, Estádio 11 de Novembro, o Centro Polidesportivo OlympAfrica (afecto à sociedade olímpica), Academia de Ténis do Kikuxi Villas Club e Dream Space (no primeiro dia, segunda-feira).
Ontem, a delegação do ACNOA esteve na Piscina do Alvalade, Cidade Desportiva, esta afecta ao clube 1.º de Agosto, e na sede da FADEN, em que confirmou que Angola é um potencial para acolher qualquer evento desportivo de carácter internacional e intercontinental.
João Castro Alegre, que falava em representação do presidente da ACNOA, Mustrapha Berraf, que também está no país, na caravana que trabalha desde segunda-feira, para rever as condições e também assinar alguns memorandos de entendimento com o Estado e o Comité Olímpico Angolano (COA), liderado pelo antigo basquetebolista Gustavo da Conceição.
“São perfeitas as condições no que toca às modalidades individuais e colectivas, tanto aquáticas quanto terrestres. Agora vamos confirmar e assinar os memorandos com as autoridades e começar já a trabalhar nas melhorias daquelas que faltam alguns detalhes”, disse.