O livro “A minha longa jornada no andebol das quadras para a liderança”, de José do Amaral “Maninho”, actual presidente da Federação Angolana de Andebol (FAAND), espelha a realidade da trajectória de uma modalidade campeã ao longo dos anos.
Segundo a ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, o livro mostra momentos altos e baixos da modalidade mais titulada do país.
“Estamos todos de parabéns por este trabalho feito pelo Maninho, que conta uma verdadeira história da modalidade” disse a governante.
Na ocasião, o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário de Oliveira, encorajou o autor pelo feito, realçando que acções de género devem orgulhar todos andebolistas, já que parte da história da modalidade está narrada nesta obra.
Saliente-se que o ministro já exerceu o cargo de vicepresidente da Federação Angolana de Andebol, no elenco liderado por Archer Mangueira, para além de ter jogado pela formação do Petro de Luanda.
Enquanto isso, a titular da pasta da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto, disse que Maninho descreveu situações vividas na época.
“Isso só vem encorajar outras pessoas a seguir o mesmo exemplo’’, revelou a antiga ministra da Juventude e Desportos.
A ex-praticante exortou, igualmente, a família do andebol a relatar sobre a modalidade para se transmitir os conhecimentos aos mais novos.